O projeto tem como objetivos:
– despertar nos alunos valores e ideias de preservação da natureza e o senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
– sensibilizar de forma lúdica o uso sustentável dos recursos naturais, através de suas próprias ações, dentre vários outros.

O projeto é dividido em etapas, sendo elas:
1) aula passeio: proporcionar a turma um passeio onde eles serão orientados a observar o meio ambiente;
2) plantio de mudas;
3) apresentação do tema com apresentação de vídeo educativo;
4) montagem de latas de lixo de coleta seletiva na escola;
5) confeccionar brinquedos e utilitários com materiais recicláveis;
e 6) preparação para a exposição dos trabalhos.

O projeto será abordado em eixos temáticos que abordam linguagem oral e escrita, conhecimentos matemáticos, natureza e sociedade, artes, movimento. Cada eixo apresenta um conteúdo, tais como: cores; números e quantidade; o que é lixo?; a coleta de lixo na nossa cidade; onde os lixos são despejados; os perigos dos lixos acumulados; higiene pessoal e do meio; dengue e reciclagem.

Um dos parceiros no desenvolvimento o projeto é a RM CARVALHO CONSULTORIA, Secretarias Municipais: Educação, Meio Ambiente, Cultura e Turismo e Escolas Municipais, estabelecendo parceria de sucesso.

A culminância do Projeto tem programação final no Parque Estadual “Mata do Limoeiro”, distrito de Ipoema/Itabira-MG, quando a escola poderá ver o resultado de todo o trabalho com os alunos no desenvolvimento do projeto.