No momento você está vendo EDUCAÇÃO, APÓS O FERIADO DE CARNAVAL. MALETA VIAJANTE: PROJETO PILOTO INCENTIVA A LEITURA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SENHORA DO PORTO.MG

A iniciativa do Projeto é da Consultoria RM CARVALHO CONSULTORIA EDUCACIONAL em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e as Escolas, juntamente com a Diretora e os Supervisores, envolve as duas turmas da Educação infantil, 4 e 5 anos até o 5º ano matutino e vespertino, zona urbana e rural do Município. O incentivo a leitura e a produção de texto, juntos, criaram o projeto Maleta Viajante que marca o ano volta às aulas presenciais. A atividade começou a ser colocada em prática este mês de março, quando colocamos os dotes artísticos em prática dos profissionais das escolas. A maleta, que vem recheada com um livro e um caderninho caprichado para os resumos e desenhos, reconto da história em casa, na escola e locais públicos.

Conforme Regina Carvalho, a iniciativa envolve as turmas toda semana, os professores responsáveis por cada turma, faz um sorteio de quem levará para casa a maleta.

Logo após, a maleta retorna à escola, as turmas maiores devem fazer um resumo sobre a história e as turmas 1° e 2° ano recontam, resumindo os detalhes da historinha. Já as outras turmas de educação infantil, só falam para a professora como foi a compreensão, narrada pelos pais, professores e ou contador de história.

A Secretária de Educação, diretora, supervisores e professores, ressaltam a importância de dar ênfase ao hábito da leitura. Utilizaremos este instrumento para complementar o nosso trabalho pedagógico. Porque fomentar a literatura infantil é incentivar a formação do costume pela leitura na idade em que todos os hábitos estão se formando, conclui Regina Carvalho, responsável junto às escolas sobre o Projeto Maleta Mágica.