No momento você está vendo O SETOR EPIDEMIOLÓGICO DE SENHORA DO PORTO, REALIZOU AÇÃO EDUCATIVA SOBRE CUIDADOS PARA EVITAR DENGUE E LEPTOSPIROSE.

A Prefeitura Municipal de Senhora do Porto através da Secretaria Municipal de Saúde / Setor Epidemiológico fizeram um trabalho de conscientização e prevenção durante o período chuvoso.
O Setor Epidemiológico de Senhora do Porto, realizou nos dias 13/01/2023 e 19/01/2023 ação educativa seguido de orientações pelos ACEs para toda população Portuense, incluindo o público alvo, aqueles que tiveram contato com a enchente dos dias chuvosos. A temática foi Dengue e Leptospirose.
A volta da chuva renova o alerta para duas doenças graves e sobre as quais a Secretaria Municipal da Saúde se empenha em prevenir a dengue, cujo vírus é inoculado pelo mosquito que se cria na água limpa e acumulada em qualquer superfície; e a leptospirose que é transmitida por uma bactéria eliminada com a urina do rato, está bactéria tem sua disseminação favorecida pelo solo úmido ou alagado.
Sintomas:
Os sintomas clássicos da dengue são: dor de cabeça, febre alta, dor no fundo do olho, no corpo e nas articulações, prostração, manchas vermelhas e náuseas. Já a leptospirose se manifesta por meio de dor muscular, febre e dor de cabeça de início agudo.
Prevenção:
Por isso, objetos que acumulem água fora ou em casa precisam ser eliminados. É o caso de tampas, pneus e garrafas abandonados em quintas e jardins. Utensílios que não podem ser descartados como comedouros de animais de estimação precisam ser lavados com esponja constantemente.
Para evitar a aproximação e procriação de ratos, é necessário acondicionar bem o lixo. O objetivo é que o roedor não tenha alimento, abrigo e água. Portas e janelas devem ser bem vedados para que o animal não entre em busca de alimento.