No momento você está vendo PREFEITURA MUNICIPAL DE SENHORA DO PORTO ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AÇÕES SOBRE OUTUBRO ROSA.

O câncer de mama atinge em torno de 30% das brasileiras. Conforme os dados, alarmantes, do Instituo Nacional de Câncer (INCA), em 2020 o número de câncer de mama detectado em mulheres, no país, foi de 66.280.
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
E para tratar sobre conscientização, prevenção e promoção à saúde da mulher, a Prefeitura Municipal de Senhora do Porto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e das Unidades de Saúde ESF Alvorada e ESF São José, promoveram ações, em celebração a campanha Outubro Rosa, afinal falar sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero é extremamente importante e necessário.
No mês de outubro, as Unidades foram preparadas com uma decoração pensada nos mínimos detalhes, laços, rosas, balões e informações sobre a importância da prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero, além de palestras sobre as principais causas, consequências e tratamentos relacionados ao câncer e demais informações sobre onde realizar consultas gratuitas e buscar ajuda.
“É fundamental se informar sobre a doença, adotar hábitos que possam diminuir os riscos e saber identificar os primeiros sinais de um possível câncer”. Orientou a enfermeira Vanessa da ESF São José.
As mulheres que passaram pela Unidade de Saúde ESF Alvorada no dia do evento compartilharam de um delicioso café da manhã e tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de uma paciente/funcionária da Saúde, Elisania Silva, com a experiência do momento vivido desde a descoberta do câncer de mama até a cura.
“Sabemos que receber o diagnóstico de um câncer de mama não é fácil, principalmente em ano de pandemia. No entanto, ouvir relato de uma pessoa que enfrentou a doença e foi curada, ajuda novas pacientes a manterem as esperanças em seus processos de cura, além de abrir os olhos para realizarem prevenção rotineiramente”. Concluiu a enfermeira Rose da ESF Alvorada.
Concretizando o compromisso da administração com o cuidado com as portuenses, a Secretaria Municipal de Saúde sem empenhou em encontrar uma solução para a realização dos exames de mamografia que já estavam paralisados no município há aproximadamente 5 anos.
Foram meses de trabalho para encontrar uma solução e a partir do mês de setembro retornamos coma realização dos exames com o objetivo de atender toda a demanda reprimida do município. Em dois meses de atendimento já realizamos 42 mamografias.
Estamos com agendamento para mais trinta pacientes, aguardando somente a agenda do fornecedor dos serviços.