No momento você está vendo VACINA CONTRA GRIPE ESTÁ DISPONÍVEL PARA POPULAÇÃO EM GERAL A PARTIR DOS SEIS MESES DE IDADE.

Antes acessível apenas para grupos de maior risco, agora a vacina contra gripe de forma gratuita está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. A vacinação é o principal meio de prevenção contra a Influenza, vírus causador da gripe que se dissemina com maior facilidade nesse mês de julho, marcado por baixas temperaturas e clima seco.

Especialistas explicam que no inverno são comuns a baixa umidade do ar, as alterações bruscas de temperatura e o aumento da poluição atmosférica, fatores preocupantes para quem sofre de doenças respiratórias crônicas. Também nos dias frios, as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados, com pouca ventilação, o que favorece o desencadeamento de doenças respiratórias e também a transmissão de vírus.

A gripe é caracterizada por febre associada à coriza, tosse, dores musculares e de cabeça, e que pode evoluir para quadros graves, como pneumonia. A Secretaria municipal de Saúde de Senhora do Porto, convoca as pessoas que ainda não se vacinaram a procurarem as salas de vacinação instaladas nos PSFs Jacaré e Palmeiras.

A imunização é necessária, principalmente, para crianças, idosos e pessoas com comorbidades, considerados grupos de risco. Mesmo Aqueles que não estão com o cartão em dia, compareçam para atualização.