No momento você está vendo VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA 2022, EM SENHORA DO PORTO

A Prefeitura Municipal de Senhora do Porto, através da Secretaria Municipal de Saúde e o setor epidemiológico irá realizar gratuitamente, do dia 08 de agosto a 23 de setembro de 2022 a Campanha de Vacinação Antirrábica, totalizando 2.210 animais.

A imunização será realizada no primeiro momento na Zona Rural, Distrito de São Jose do Jacaré e em seguida na zona urbana de Senhora do Porto. A meta dos responsáveis pela Campanha é vacinar 100% de cães e gatos do Município.

Atualmente, a raiva é uma doença considerada um tanto incomum, mas é tida como uma grande preocupação pelas autoridades. Ela é incurável nos animais e fatal em 100% dos casos. A doença é uma zoonose e pode afetar os seres humanos.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes (gatos ou cães).

Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, já nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção.